NÃO TE DEIXAREI NEM TE DESAMPARAREI


O sentimento de ter sido abandonado é dos mais dolorosos pelo qual alguém poderá passar. Deus criou-nos e sabe disso. Por isso, assegura-nos repetida e enfaticamente que nunca nos deixará nem desamparará.
Deus não me deixará
Vejamos passagens bíblicas que nos trazem essa promessa:
"Esforçai-vos, e animai-vos; não temais, nem vos espanteis... porque o Senhor teu Deus e o que vai contigo. NÃO TE DEIXARÁ NEM TE DESAMPARARÁ. O Senhor é pois Aquele vai diante de ti"; "Ele será contigo NÃO TE DEIXARÁ, NEM TE DESAMPARARÁ. Não temas, nem te espantes". (Deuteronômio 31:6,8)
"Como fui com Moisés, assim serei contigo; NÃO TE DEIXAREI NEM TE DESAMPARAREI." (Josué 1:5)
"Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque Ele disse: NÃO TE DEIXAREI NEM TE DESAMPARAREI.” (Hebreus 13:5).
O Senhor promete a Jacob: "E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores..." Jacob reclama essa promessa: "E Tu disseste, certamente te farei bem..." (Génesis 28:15; 32:12).
  
Mas sinto-me inquieto…
Em tempo de crise ou de adversidade, ansiamos por ver a resposta de Deus, que nos assegura a Sua presença bem perto de nós. Se não vem rapidamente, ficamos ansiosos. O que fazer?
Primeiramente, temos que entender que os tempos difíceis de hoje já estavam previstos na Bíblia: "Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.” (II Timóteo 3:1)
Depois, há que aquietar o nosso coração sabendo que quem nos guarda é um Grande Deus. Então, confiantes, descansemos n’Ele:
"Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; ESTAI QUIETOS, e vede o livramento do Senhor..." (Êxodo 14:13).
"Não andeis pois INQUIETOS, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? ... Mas buscai primeiro o reino de Deus e a Sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas" (Mateus 6:31-33).
" vos INQUIETEIS pois pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.” (Mateus 6:34).
"Não estejais INQUIETOS por coisa alguma: antes as vossas petições seja em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplicas, com ação de graças." (Filipenses 4:6).
"Lançando sobre Ele toda a vossa ANSIEDADE, porque Ele tem cuidado de vós." (I Pedro 5:7)
"Confiai n’ELE, ó povo, em todos os tempos; Deus é o nosso refúgio. (Salmo 62:8).
 
Será verdade?
Em momentos mais difíceis, em que nos sentimos particularmente sós, pode assaltar-nos a dúvida: será que Ele não nos deixa nem desampara mesmo?
A resposta encontra-se também na Bíblia:
"Deus não é homem, para que minta, nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura diria Ele, e não o faria? ou falaria, e não o confirmaria"? (Números 23:19).
"Deus é a verdade." (Deuteronômio 32:4).
"Em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos." (Tito 1:2).
Como os discípulos no tempo de Jesus, peçamos: "SENHOR ACRESCENTA-NOS A FÉ! (Lucas 17:5)
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão: Isaías 54:17

Lancem sobre Ele toda a sua ansiedade

“Que darei eu ao SENHOR por todos os benefícios que me tem feito?” (Salmo 116,12)